
O CEP oferece através do Programa Ensino Médio Inovador Oficina de Robótica Educacional que visa aplicar os conceitos da tecnologia associados aos conhecimentos de matemática e física. A oficina está vinculada ao Laboratório de Matemática, sendo ofertada aos alunos do ensino fundamental e médio em contra turno, através de adesão por inscrição. As aulas são ministradas por professores devidamente preparados através de curso ofertado pela empresa Brink Mobil onde foram comprados os equipamentos. As aulas são dadas em ambiente específico, isto é, sala de aula especialmente preparada . As atividades são trabalhadas em grupos de 3 ou 4 participantes. Os kits de montagem e o material de apoio serão disponibilizados para cada equipe. Cada projeto proposto deverá ser estudado e montado pelos alunos no tempo previsto inclusive a programação do robô, quando houver. Ao longo da execução dos projetos, os alunos terão que preencher uma ficha de registro do que foi trabalhado naquele projeto, observando os conteúdos específicos e gerais utilizados na resolução dos desafios. Ao final será avaliada a participação produtiva de cada aluno e desempenho final do protótipo montado pela equipe. Em alguns casos serão realizadas competições entre os robôs produzidos.
A carga horária inicial será de 4h semanais, durante todo o ano letivo, obedecendo ao calendário oficial da escola.
A Oficina de Robótica Educacional contribui para a formação de nossos jovens de forma a reduzir desigualdades sociais e fazer o aluno valorizar o espaço da escola ao vivenciar uma aprendizagem significativa. Além disso, as atividades se caracterizam pela ludicidade, propiciando uma experimentação prazerosa de cada projeto, compreendendo os conceitos envolvidos e assimilando observações cientificamente corretas, processo ligado diretamente à metodologia científica.
Tem como objetivos:
Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades prática experimentais.
Trabalhar com projetos capazes de instigar os alunos a serem criativos e desenvolverem técnicas que resolvam os desafios de montagem e programação dos robôs.
Trabalhar com conteúdos de diversas disciplinas, não fragmentados e associados a situações reais da vida moderna.
Explicitar conteúdos de Matemática contidos nas situações cotidianas e nos elementos tecnológicos utilizados na realização dos projetos.
Reduzir a desigualdade educacional e aumentar a permanência dos alunos nos ambientes escolares.



